terça-feira, 31 de maio de 2011

O Formador face aos sistemas e contextos de formação

Formador...

"(...) o profissional que, na realização de uma acção de formação, estabelece uma relação, pedagógica com os formandos, favorecendo a aquisição de conhecimentos e competências, bem como o desenvolvimento de atitudes e formas de comportamento, adequados ao desempenho profissional" (nº1 do Artº 2º)

Para ser formador deve-se adquirir competências psico-sociais e competências técnicas:

Competências psico-socais:
  • Saber-estar em situação profissional no posto de trabalho, na empresa/organização e no mercado de trabalho;
  • Possuir capacidades de relacionamento com os outros e consigo próprio;
  • Ter capacidade de relacionamento com o objecto de trabalho.
Competências Técnicas:
  • Ser capaz de compreender e integrar-se no contexto técnico em que exerce a sua actividade;
  • Ser capaz de adaptar-se a diferentes contextos organizacionais e a diferentes grupos de formandos;
  • Ser capaz de planificar e preparar sessões de formação;
  • Ser capaz de conduzir o processo de formação/aprendizagem em grupos de formação;
  • Ser capaz de gerir a progressão na aprendizagem dos formandos;
  • Ser capaz de avaliar a eficácia da formação.
Em conclusão o Formador...
  • Organiza saberes;
  • Facilita a aprendizagem.

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